sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Instrumentos musicais

Instrumentos de Sopro





Mizmar: Cornetinha de som "estridente" podemos percebê-la especialmente no Said.













Nay: A flauta, o mais antigo instrumento musical. A bailarina, ao dançar o som deste instrumento, demonstra o domínio de seu corpo nos ritmos lentos.





Instrumentos de corda



Alaúde: Utiliza-se de tremidos e shimmies para fazer a leitura do som deste instrumento. Também é chamado de "oud" que, em árabe, quer dizer madeira. É tão popular no mundo árabe que, em todas as famílias é possivel encpntrar alguém que toque alaúde.






Kamanja , Violín e violoncelo: De origem europeia, foi adotado pela música árabe no século XIX. Na segunda metade do século XX tornou-se comum nas grandes orquestras a utilização de pelo menos três deles.






Bouzouk




Bouzouk: É um alaúde pequeno no corpo e longo no braço e produz sons mais agudos. Utilizado na Grécia, mas também encontrado em países árabes.








Instrumentos de Percussão


Derbake
Derbake ou darbukka: É de certo o instrumento de percussão mais importante. Enquanto outros instrumentos marcam o ritmo, o derbake tem liberdade criar e improvisa "frases ou floreios".



Dohola: Uma "tabla grave" semelhante ao derbake, porém maior e mais largo. Seu som é mais grave e serve como base rítmica para solos de percussão. O doholla segura o ritmo enquanto o derbake "brinca" floreando em cima da ritmo.

Duff ou Raqq




Duff ou Raqq: É uma espécie de pandeiro. Seu aspecto é exatamente igual ao pandeiro, porém seu tamanho é menor. Também possui pratinhos ao seu redor. Como requer um som mais suave, a pele que se utiliza é a de peixe. Pode ser usado para liderar a percussão ou para seu pano de fundo, como o músico preferir.





Tabel: Significa "tambor grande". Instrumento recoberto com pele dos dois lados. Toca-se pendurado ao corpo. Usado em danças folclóricas, chega a substituir a própria tabla em algumas regiões. Possui um som contagiante.


Snujs: Sagat ou snujs são címbalos de metal, no formato de pequenos pratos. Além de marcar o ritmo, seus floreados dão vida à música. Podem ser tocados por uma bailarina durante a dança, ou mesmo por quem assiste.






Nenhum comentário:

Postar um comentário